O que é Atenção Domiciliar? Saiba mais sobre essa forma de cuidado!

o que é Atenção Domiciliar

Você sabe o que é Atenção Domiciliar? Esta modalidade de atendimento permite que o tratamento dos pacientes seja transferido do hospital para casa. Também conhecido como home care, este tipo de serviço garante uma recuperação com mais qualidade, segurança e conforto. Neste artigo, explicamos todos os detalhes sobre esta forma de cuidado à saúde. Continue conosco para aprender mais!

Afinal, o que é Atenção Domiciliar?

Atenção Domiciliar (AD) é uma modalidade de cuidado à saúde oferecida na moradia do paciente. Em suma, permite a continuidade do tratamento médico, antes realizado em ambiente hospitalar, no próprio domicílio do enfermo.

Este tipo de terapia abrange os cuidados tanto para atividades de caráter ambulatorial quanto para internação com uso de aparelho respiratório. Aliás, a atenção é realizada por uma equipe de saúde multiprofissional, com o apoio da família e de cuidadores. Ou seja, o atendimento é personalizado para cada pessoa, de acordo com as suas necessidades e indicações clínicas.

O serviço de home care é indicado para pacientes com quadro clínico estável. Para o tratamento em casa ser autorizado, é preciso uma indicação médica e uma avaliação completa. Durante o processo, é verificado se a família possui condições para instalar e atender o paciente em casa de forma adequada. Veja o que é necessário:

Estrutura

A infraestrutura do domicílio precisa estar em boas condições para receber o paciente. Logo, a residência deve ser preparada de forma única para cada tipo de tratamento.
Além disso, a estrutura familiar é fundamental — estudos apontam que o carinho dos familiares contribui bastante para a recuperação de doenças.

Cuidador

O cuidador é a pessoa responsável por prestar assistência ao paciente durante o tratamento domiciliar. Ele fica encarregado por auxiliar nas tarefas rotineiras do enfermo, como alimentação, higiene, medicação, entre outras.

Equipe multidisciplinar

A equipe de cuidado domiciliar é formada por profissionais especializados em diferentes áreas da medicina. Por exemplo: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, etc. Eles farão visitas regularmente para orientar e avaliar o tratamento em casa.

Quais são os tipos de atendimento da Atenção Domiciliar?

Agora que você já sabe o que é Atenção Domiciliar e os elementos que compõem a atividade, vamos conhecer os tipos de atendimento ofertados nesta modalidade. A RDC nº 11, emitida pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece a divisão do serviço em dois formatos:

Assistência Domiciliar

A assistência domiciliar envolve o atendimento aos casos mais simples. Nesse sentido, é indicada para pacientes que precisam de cuidados ambulatoriais, como administração de medicamentos e troca de curativos. Ou, até mesmo, quando necessitam de consultas médicas em casa.

Internação Domiciliar

A internação domiciliar é ofertada para pacientes com quadro clínico mais complexo e que precisam de supervisão médica. Em outras palavras, são dependentes de acompanhamento especial e constante para tratar processos infecciosos. Também podem precisar de equipamentos de suporte à vida, como ventilação mecânica, e cuidados paliativos.

Quais os benefícios da Atenção Domiciliar?

Depois de entender o que é Atenção Domiciliar e os seus modelos de atendimento, é hora de conhecer os seus benefícios. Podemos adiantar: são inúmeros!

O tratamento em casa só traz vantagens à qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Tanto que o setor de home care promete crescer ainda mais nos próximos anos. Confira as vantagens deste serviço:

  • pacientes realizam atividades diárias com maior independência;
  • atendimento multiprofissional na frequência ideal para cada paciente;
  • garante um tratamento clínico em casa com a mesma qualidade do hospital;
  • melhora e acelera os processos de recuperação do paciente;
  • reduz o risco de infecções, complicações clínicas e reinternações;
  • contribui positivamente para a tendência mundial da desospitalização;
  • diminui a superlotação dos serviços de urgência e emergência;
  • aumento da qualidade de vida de pacientes com estado de saúde grave;
  • permite a reintegração familiar, com visitas de parentes e amigos sem restrições.

Atenção Domiciliar no RJ é com a Feel Home Care!

Gostou de saber o que é Atenção Domiciliar e está procurando por este serviço no Rio de Janeiro? A Feel Home Care pode te ajudar! Somos uma agência de cuidadores no RJ que presta serviços de enfermagem domiciliar, cuidador de idosos e cuidador infantil.

Estamos prontos para prestar todo o suporte que seu familiar precisa no conforto da sua casa! Contamos com uma equipe técnica multidisciplinar para oferecer o melhor atendimento nas áreas especializadas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!