Consulta médica em domicílio: como funciona e quando solicitar?

Paciente e médica usando máscaras de proteção na consulta médica em domicílio

A consulta médica em domicílio é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas no mundo inteiro. Ele é indicado para quando o responsável deseja a desospitalização do paciente e este não necessita de cuidados emergenciais. É um serviço home care que garante ótimos benefícios, como maior conforto e proximidade com a família.

Neste artigo, a Feel Home Care explica o que é esse atendimento médico domiciliar, como ele funciona e o que fazer para solicitar. Quer saber mais? Prossiga a leitura!

Consulta médica em domicílio: o que é e como funciona?

A consulta domiciliar é um atendimento médico realizado em casa. O serviço é realizado por profissionais da saúde e serve para facilitar o acesso ao suporte necessário. Pode ser requisitado por diferentes motivos, como para:

  • ministrar medicamentos, sejam injetáveis ou orais;
  • diagnosticar ou cuidar de adversidade;
  • trocar curativos.

Geralmente, o paciente pode receber um atendimento em sua própria residência quando não há urgências. Ou seja, quando o enfermo está em condições estáveis.

O funcionamento da consulta se resume aos cuidados recebidos por um médico em casa. Serve para garantir o bem-estar daquele que necessita de atenção especial.

Vantagens

A opção pela consulta médica em domicílio para pacientes estáveis oferece as seguintes vantagens:

  • menor risco à saúde, já que hospitais e clínicas são locais infecciosos;
  • não perder tempo no trânsito ou sofrer estresse no caminho;
  • não haver tempo de espera pelo atendimento;
  • o conforto de estar em sua própria casa;
  • personalização na consulta;
  • flexibilidade de horários.

Quando posso solicitar a consulta médica em domicílio?

Agora você sabe o que é a consulta médica em domicílio. Abaixo, nós iremos identificar algumas situações nas quais você pode solicitar o serviço. Confira a seguir!

1- O enfermo possui limitações

Uma das situações em que o paciente pode receber atendimento médico em casa é se ele possuir limitações de locomoção. Isto é, se o paciente estiver acamado ou possuir mobilidade reduzida. Afinal, esse fator pode dificultar a ida ao consultório e trazer transtornos ao enfermo ou sua família. Assim, torna-se interessante optar pelo cuidado home care nesses casos.

2- O atendimento é para idosos

A preferência pela consulta médica em domicílio também é válida quando o enfermo for um idoso. Isso porque alguns indivíduos da terceira idade têm dificuldade de locomoção e sua preferência acaba por ser não sair de casa. Se esse for o caso do seu familiar, considere o atendimento residencial.

3- Situação pós-cirúrgica

Se você ou algum parente estiver em processo de reabilitação pós-operatória, a consulta domiciliar também é uma boa escolha. Uma vez que o paciente possui dificuldade na locomoção e deve ser acamado, a opção para receber atendimento médico é esta. Assim, o indivíduo em recuperação pode receber ajuda nutricional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.

4- O paciente é portador de doença crônica ou terminal

A consulta domiciliar é muito benéfica a portadores de doenças crônicas ou terminais. Isso porque o serviço médico em residência fornece:

  • privacidade;
  • personalização no atendimento;
  • maior contato com a família.

Assim, traz mais conforto, bem-estar e comodidade ao enfermo. Melhora sua qualidade de vida!

Como solicitar uma consulta domiciliar?

Entendeu o que é a consulta médica em domicílio e precisa de uma? A Feel Home Care pode ajudar! Somos uma empresa de cuidados home care dedicada a ajudar pessoas com necessidades especiais. Oferecemos enfermagem domiciliar em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Nosso objetivo é garantir conforto, segurança e bem-estar, além de assegurar uma melhora à saúde do enfermo. Se você necessita do nosso atendimento, entre em contato conosco!

Achou este artigo útil? Confira outros assuntos relacionados no blog da Feel Home Care. Visite!