O que pode causar febre em crianças?

O aumento da temperatura no corpo indica alguma reação e pode ser sintoma de uma doença. Portanto, é preciso ficar atento quando há qualquer alteração. A situação é ainda mais preocupante se acontecer com os pequenos. Pensando nisso, a Feel Home Care preparou esse artigo. Nele, separamos 4 doenças mais comuns que causam febre em crianças. Continue a leitura e veja mais!
Entendendo a febre
Em primeiro lugar vamos entender o que é febre. Ela é caracterizada pelo aumento da temperatura do corpo acima de 37,8 graus Celsius. Geralmente ela acontece por causa da atividade metabólica aumentada diante de alguma infecção. Em outras palavras, é uma resposta autoimune. Ou seja, se tem febre, é sinal que tem alguma coisa errada com o corpo.
4 doenças que causam febre em crianças
1 – Amigdalite ou faringite
A amigdalite é uma doença infecciosa que atinge as amídalas. Ela pode ser causada tanto por vírus, como por bactérias. Em suma, na primeira, é comum a infecção atingir a região da orofaringe (amígdalas e faringe). Já as bacterianas geram grande inflamação nas amídalas com placas de pus.
A faringite, por sua vez, é uma inflamação que acomete a faringe (parte superior da garganta), que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe. Em geral, a doença é causada por vírus.
Ambas apresentam sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir, mal-estar e febre. Além de tomar remédios como antibióticos, por exemplo, os responsáveis podem controlar a febre com panos úmidos e dando bastante líquido para as crianças.
2 – Gripe
Causa pelo vírus da influenza, a gripe é uma infecção que causa sintomas de congestão nasal, mal-estar e dor no corpo. Mas, além disso, a febre é outro sintoma bastante comum, principalmente em crianças.
Geralmente, a doença começa a melhorar sozinha dentro de 3 ou 4 dias. Se o problema persistir por mais de 5 dias é preciso procurar um especialista. Ele vai indicar o tratamento e remédios adequados.
Se der febre alta, acima dos 38 graus, é preciso agir com banhos gelados a cada 2 horas, remédios antitérmicos e aplicar compressas de água na cabeça.
3 – Otite
Conhecida por dor de ouvido, a otite é muito comum principalmente em bebês. Isso porque como eles mamam deitados, pode ir parar leite no canal que vai para o ouvido. Como na primeira infância (até os 2 anos) os pequenos não sabem explicar o que estão sentindo é preciso ficar atento aos sinais. E mais uma vez, a febre em crianças pode indicar o problema. Outros sinais característicos da doença são irritação, falta de equilíbrio e de reação a alguns sons.
4 – Infecção urinária
A infecção urinária é, na verdade, um conjunto de infecções causada por bactérias no trato urinário (uretra, bexiga ou rins). Ela pode causar dor e dificuldade ao urinar. Quando as bactérias se multiplicam excessivamente, podem causar febre em crianças, já que a resposta natural do corpo é de proteção.
Tratando a febre de uma forma geral
Ao identificar o aumento da temperatura, é essencial ter alguns cuidados para controlar. Algumas medidas indicadas são:
- Troca de roupa – mesmo que a criança sinta frio, evite agasalhar demasiadamente para aliviar a temperatura corporal. Prefira roupas leves e mais soltas;
- Ingestão de líquidos – a hidratação ajuda a manter a temperatura do corpo estável. Incentive a criança a beber água ou outras bebidas frias;
- Aplicação de panos úmidos – a aplicação de um pano úmido pode ajudar a manter a temperatura, principalmente na cabeça. Prefira usar essa técnica quando a febre estiver mais alta. Ela pode ajudar a evitar convulsões, que muitas vezes são causadas pelo aumento excessivo da temperatura do corpo.
Deixe a Feel Home Care te ajudar!
Nossa empresa oferece serviço de enfermagem domiciliar e cuidador de pessoas enfermas que requerem cuidado domiciliar, sejam elas idosos ou crianças.
Oferecemos mais conforto e qualidade de vida aos nossos clientes. Se você procura cuidador de idosos RJ, entre em contato com a nossa equipe!

Entre em Contato